sexta-feira, 11 de março de 2011

GESTOR INTELIGENTE

GESTOR INTELIGENTE tem um vasto repertório de estilos e competências. Poucos, pouquíssimos líderes dominam com excelência todas estas habilidades listadas nos seis pontos. Contudo, todas elas podem ser “desenvolvidas” ou “aprimoradas”.

Para isso, o passo ZERO é conjugar o verbo “querer” na primeira pessoa.

Como fazer isso? Quais são estas competências? Como se tornar um GESTOR INTELIGENTE?

Primeiro , é preciso ter a capacidade para diagnosticar e entender suas emoções. Quem não consegue dominar seus próprios impulsos (alguns inconscientes e destrutivos) é um gestor frágil. Um gestor frágil não consegue consolidar o relacionamento com sua equipe, pois a maioria tem medo de suas reações. Já com os colegas (do mesmo nível) o sentimento é de desconfiança. Com o diretor da empresa o gestor frágil passa a ideia de despreparado.

Segundo , o GESTOR INTELIGENTE necessita ser realista para identificar suas limitações. Neste ponto, o que faz a diferença é ser bom ouvinte. Vale lembrar que muitos dizem o que queremos ouvir. Poucos dizem o que precisamos. O bom ouvinte reconhece o feedback franco e honesto e não cai na tentação das “bajulações”.

Terceiro , o GESTOR INTELIGENTE está sempre de prontidão para aproveitar as oportunidades (ter iniciativa), é flexível para se ajustar as novas situações e superar obstáculos (adaptabilidade), tem um senso forte e positivo de seu próprio valor (autoconfiança) e, principalmente, suas ações são honestas e íntegras (princípio da transparência).

Quarto , o GESTOR INTELIGENTE tem a capacidade para perceber as emoções das outras pessoas (empatia, principalmente, com sua equipe), consegue entender os diferentes pontos de vista (visão sistêmica), tem realmente interesse em gerenciar os conflitos e orquestrar as soluções (trabalho em equipe).

Quinto , o GESTOR INTELIGENTE consegue inspirar outras pessoas, seja simplesmente pela sua influência positiva (poder de persuasão), seja pela sua excelente comunicação (mensagens claras, convincentes, sintonizadas), ou ainda, pela sua capacidade de cultivar e manter o vínculo emocional (construtivo) com sua rede de relacionamentos.

Sexto e último . O GESTOR INTELIGENTE sabe jogar o “jogo político” da empresa. Isso requer a capacidade para detectar as diversas correntes e, principalmente, não entrar no “jogo da politicagem”. Saber jogar o “jogo político” significa defender suas ideias com responsabilidade, respeito e autocontrole. Fazer o “jogo da politicagem” significa manipulação, intrigas, divergências. A escolha é de cada um. As consequências também.

Esses textos sobre liderança estão no site Guia Call Center on line, e são escritos por Roberto Claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário