sexta-feira, 11 de março de 2011

SEXO - A UNIÃO QUE ABRIGA TODOS OS SENTIDOS


Sexo. A união que abriga todos os sentidos


por Celso Fernandes

A cultura do sexo e o corpo é uma só. Pele. Costuma-se a descrever a pele como o maior de nossos órgãos sexuais. Não tanto porque no adulto, e de corpo formado, a cobrir 2 metros quadrados de área, mas porque ela colhe e envia para o cérebro mais sensações sexuais do que qualquer outra parte do nosso corpo.

Pele significa sexo, sensualidade, imaginação. Abriga o sentido do tato, da visão; responsável pelas mais agradáveis sensações do jogo amoroso, e não sem razão é considerado o maior órgão sexual do corpo humano.

O tato é mais que um simples sentido. As mensagens que o cérebro recebe dos inúmeros receptores do tato, sob a pele, nos indicam uma cadeia de sensações: o toque leve, como o das mãos, o apertão, a pressão, o calor, o frio... o prazer e a dor. Tudo transluz!

A arte do toque é uma só. A capacidade de distinguir entre uma carícia, um beijo ou uma mordida de leve é que cria o toque sensual numa relação amorosa. Conhecer a maneira como os receptores da pele respondem pode dar pistas para uma relação mais e mais agradável. Se uma parte do corpo é continuamente estimulada por pancadinhas ritmadas, por exemplo, o cérebro se adapta a este influxo monótono de informações. Ele as arquiva. A sensação de toque então diminui; os receptores param de enviar mensagens fortes ao cérebro – a não ser que outra área passe a ser estimulada.

O verdadeiro sentido de tocar começa aí. É preciso reconhecer exatamente quando o toque deve mudar de ponto. O que era prazeroso e erótico, momentos antes, pode passar a ser indiferente ou até desagradável. Os receptores de tato também afetam a vida sexual pelo modo como se distribuem nas diferentes partes do corpo. Tal os receptores responsáveis pela sensação de pressão: eles são mais numerosos no rosto do que no pescoço ou nas nádegas. Assim, um simples toque no rosto da pessoa amada pode causar um arrepio gostoso, enquanto nas nádegas seria preciso pressionar com mais força.

Evidentemente que nenhuma pessoa é igual a outra. Por isso, cada casal tem de descobrir as preferências um do outro: uma mordida mais forte pode ser desagradável para certas pessoas, mas significar o máximo de prazer para outras. ´´Você se vestiu para o amor?`` , eis a questão. A frieza, qualquer que seja, inesxiste nesse momento.

As sensações táteisvariam nas diferentes partes do corpo, tanto entre homens quanto entre mulheres. Algumas pessoas são mais sensíveis a toques firmes e seguros, enquanto outras preferem tratamento mais lento e suave. Que vem a ser o chamado lado mais romântico da relação!

Elas são experimentadas pelo corpo e interpretadas por uma parte do cérebro chamada córtex sensorial. Cada parte desse córtex responde por informações das diferentes regiões do corpo – braços, lábios, pernas etc. Quanto mais sensível a região, mais células existem no córtex para interpretar a informação.

Uma comparação entre as diferentes partes do corpo e o número de células que as atendem mostra as partes mais sensíveis: mãos, lábios, rosto, pés... Surpreendentemente, os órgãos sexuais são menos sensíveis ao toque do que os pés; não significa, é claro, que os genitais sejam menos estimuláveis ou menos eróticos que os pés, mas apenas que são menos capazes de distinguir diferentes sensações de toque.

A pele responde apenas a função sensorial do tato. Exerce outras funções mais importantes. Ela é uma cobertura rija, flexível, auto-responsável; é a nossa primeira defesa, a linha de frente contra agressões e qualquer possível invasão de germes certamente nocíveis. – À prova d´água, a pele é um agente de secreção e excreção de fluídos do corpo e um instrumento que regula a nossa temperatura.

Por isso é que voltamos a dizer que ela está sempre inovando, sua elasticidade é que dá sempre grande flexibilidade, principalmente no corpo feminino. A pele ajuda a controlar a temperatura do corpo. Protege do frio e do calor. Ajuda a conter um possível superaquecimento em clima quente ou durante exercícios cansativos, como correr, fazer ginástica, dedicar-se ao sexo. A pele faz tudo isso.

Cada pelinho tem sua própria terminação nervosa; até a mais leve carícia num pêlo produz a sensação de toque. Correr os dedos pelos cabelos da nuca de seu amor, num leve afago, pode ser a garantia de uma resposta inesquecível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário